Bali Cebiche



Nao existe clima melhor do que praia, ondas, paz, gente bonita, hospitaleira e feliz para se criar uma receita. Em Bali encontrei tudo isso e envolvido pelo clima local encontrei esta combinação de peixes e frutos do mar fresco, o citrico das frutas, o perfume das ervas e o ardido saboroso das pimentas.

Como no Brasil nao temos algumas ervas, fiz pequenas adaptações, sem deixar perder o sabor e o frescor desta deliciosa receita.

                                       


Ingredientes:

1/2 kg de polvo
1/2 kg de peixe branco
1/2 kg de camarões
1 cebola grande branca
1 cebola roxa
1 pimentão vermelho
500 ml de suco de limão
1 dente de alho
2 pimentas dedo de moca (eu prefiro com malagueta)
10 gr de gengibre ralado
200 ml de vinho branco seco
2 star anises
50 ml de azeite virgem de oliva
Salsinha, sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:

Lave, descasque e faca uma cruz na parte da raiz sem separa-la e em uma panela com 2 litros de agua, coloque o polvo limpo, leve a fervura e cozinhe por fogo brando por pelo menos 1 hora.

Corte o peixe em cubos e os coloque no suco de limão. Rale o gengibre, corte o alho o mais fino que possa, a cebola roxa também em juliene (tiras finas acompanhando a largura dos gomos), retire a parte de dentro do pimentão, deixando-o bem lisinho e corte em tiras da mesma largura da cebola. Faca o mesmo com as pimentas porem corte o mais fino que conseguir. Limpe os camarões e reserve tudo, seu mise en place esta praticamente pronto.
Verifique a textura do polvo com um garfo, ele tem que entrar macio, sem resistência, porem cuidado para nao amolecer demais, pois este truque da cebola em cruz funciona bem!  Quando cozido, retire o polvo e deixe-o esfriar. Retire um pouco do caldo, cerca de 200 ml,  junte o vinho, as star anises, o alho, cebola e pimentão e adicione ao marinado do peixe. Corte o polvo em pedaços de 1 cm e junte. Cubra com filme plastico e deixe marinando por mais uma hora. Na hora de servir escorra um pouco, tempere com sal e pimenta, o azeite, um pouco do caldo por cima e folhas frescas de salsinha.



Tive a incrível oportunidade de ter recebido este polvo de presente de um local que encontrei quando sai de uma secao de surf. O cara todos os meses, desde criança, no dia da lua mais cheia, no por do sol, ele vai ate os corais catar mariscos para preparar uma sopa para seu Pai. Um ritual magico de amor, respeito e Fe. Energia fantastica!!!




 E o surf hein? Que ondas maravilhosas, lisas, perfeitas, tubulares e perigosas. Combinações que me faz sentir saudade deste paraíso, porem realizado por poder ter um dia vivido esta experiência inesquecível, aloha!

Agradecimento mais do que especial aos meus brothers Rodrigo Mariano da Movie Action (Photos and Movies) - https://www.facebook.com/pages/Movie-Action/203462119051 -  e  Steve Levini da Puri Uluwatu Villas.  https://www.facebook.com/pages/Puri-Uluwatu-Villas-Bali/291010570950790

Comentários