Sal, quem vive sem ele...


Postei uma foto no meu Facebook estes dias que gerou uma certa repercussão. Mostrava um sal trufado que custou U$ 36.20 . Muitos comentários e emails falando sobre e questões de ate onde se vale a pena...

Bem, vamos la. Na minha opinião a comida deve estar pronta pelas mãos do Chef, não sou adepto de que a comida tem que ir a mesa com menos sal e quem come deve ajustar ao seu paladar. Acho que isso modifica de certa forma o sabor que o Chef criou. Claro que pessoas tem paladares e gostos diferentes, mas se formos pensar assim então deveria ter na mesa sal, pimenta, coentro, salsinha, azeite de oliva e outras ervas para ajustar o prato ao paladar desejado.

Creio que Chef que e Chef tem que mandar o prato pronto para ser degustado.
O sal eh um mundo, com sabores variáveis de diferentes partes do mundo, pode parecer que não, mas eh, seus teores de iodo e sódio se modificam e por tanto seus sabores. Eh gostoso temperar o sal, dar um ênfase em acordo ao prato, fazer infusoes com trufas etc.


A flor de sal, que esta muito em moda hoje, eh consumida a milhares de anos pelos bons entendedores, ela eh a primeira camada retirada das salinas, que por muitas vezes são em regiões onde oceanos não existem mais a milhares de anos, como no Himalaia por exemplo. Algumas empresas exploradores destes sais os temperam, com receitas de Chefs famosos como o Tetsuya e Marc Fosh, entre tantos outros. São sais realmente especiais, que dão um sabor diferenciado na composição de um prato.


Eu tenho minha pequena colecao e adoro usar em diferente receitas, porem onde mais gosto eh no ovo quente, para sentir o real sabor do sal.
Lembro de um historia de um rei que deu um castigo a uma filha, lhe comparando ao sal e esta por sua vez pediu ao rei que retirasse o sal da comida do reino. Resultado, o rei viu o quanto era importante o sal e passou a valorizar ainda mais a princesa.

Atacama  Chile,construção feita de sal,
impressionante!
O sal e um importante componente para que os sabores se juntem, para fazer com que sinta os outros temperos, os gostos das carnes, das ervas, dos azeites...
Não deve ser fácil viver sem o sal, cozinhei para o meu avo por muito tempo e via como aquele típico italiano sofria em comer a macarronada sem sal.

Eh isso ai, espero que gostem do texto e mandem suas opnioes sobre este item que pode custar centavos o quilo ou centenas a grama e com certeza mudar completamente o sabor de um prato, aloha!

Aqui uma foto no deserto de Atacama no Chile, onde toda esta construção foi feita de sal, impressionante!

Comentários

  1. Concordo plenamente com o seu ponto de vista! Ha alguns meses fui almocar com uma das noivas que estava assessorando em uma casa argentina de chas e comidinhas. Confesso ter ficado completamente indignada ao receber uma saladinha com arroz arborio e receber o aviso de que o unico tempero era suco de tangerina e que eu poderia acrescentar sal, azeite, ervas e pimenta a gosto. Meu apetite foi por agua a baixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh Lara, realmente o sal eh um fator esencial em nossas vidas e temos que seguir o paladar de quem criou a receita!

      Excluir

Postar um comentário