Quanto vale um profissional?

Apos anos no exterior, estou de volta ao Brasil a 3 meses. fui contratado para fazer um trabalho de consultoria para um grande grupo, tive contato com vários Chefs, cozinheiros e empresários. Alem de ter pesquisado bastante o mercado por meio de revistas, workshops, sites e imprensa em geral.



Tenho me perguntado todos os dias, porque estes profissionais sao tao desvalorizados? Caramba, sao horas em pé, de um trabalho árduo, que eh a alma do restaurante. Porque sera que o cara que cozinha a mais de 10, 20 anos tem um salario tão baixo? Por que sera que se investe milhares de dólares em cursos, aqui e no exterior, que rala pra caramba passando por todas as etapas necessárias para se tornar um grande profissional e nao sao valorizados financeiramente? Que que eh isso? Uma salário base de um cozinheiro no Brasil eh de R$1.380.00, destes cerca de 27% sao descontados de impostos. sinceramente nao entendo! vejo "todos" os empresários reclamando que nao tem mao de obra qualificada, matérias mostrando que tem vagas mas nao tem profissionais... Me desculpem, mas eh pura balela!!! Isso so faz desiludir os jovens que passam 4, 5 anos estudando e quando se formam nao conseguem mais que um salário mínimo. Faz desiludir os profissionais que se "jogam" pro exterior afim de experiências, estudos e quando voltam recebem propostas que o fazem pensar em voltar correndo para ganhar U$15.00 a hora lavando pratos.
Vivemos um "boom" no mercado da gastronomia, vemos "Chefs" na Tv cozinhando pratos bonitinhos, vemos "Chefs" publicando fotos de pratos cheio de cores e detalhes com muito trato de fotoshop, ganhando fama sem nunca terem encarado uma cozinha pegando "fogo"com centenas de clientes esperando por um bom atendimento!!!

Muita coisa precisa mudar, teremos em pouco tempo dois dos maiores eventos mundiais no Brasil e se isso nao mudar viveremos uma grande decepção por parte do mercado internacional, que estão acostumados com um serviço de qualidade, prestado por profissionais reconhecidos e valorizados.
Sou Brasileiro, acredito em nosso pais e no nosso povo, mas repito, muita coisa precisa mudar ou se nao, sera mais um modismo, onde restaurantes fecharão suas portas, faculdades falindo e muito diplomado indo trabalhar em lojas de shopping vendendo roupa...

Aloha

Comentários

  1. Concordo, mas também a própria classe deve se valorizar senão não sai do lugar. O chef de cozinha não é regulamentada a profissão está na hora de lutar pelos direitos a quem competem.

    Abraços

    Ingrid Abs

    ResponderExcluir
  2. Vamos!!! Concordo com tudo!!! São dois lados: o estagiário que acha que já é chef e o cozinheiro que ralou 20 anos e acha que não é bom o suficiente pra ser chef porque não é reconhecido $$!
    A base está errada... acho que o erro está nas bases escolares, na necessidade de brigarem por um piso de salário que seja descente!
    Cadê os sindicatos? Vamos fortalecer um nosso ou criar um novo???

    ResponderExcluir

Postar um comentário